terça-feira, 28 de junho de 2011

Para Entender Fundamentalismo


Amados leitores e irmaos,
Li essa obra numa sentada...Confesso que me impressionou qual clara e elucidativa foi essa obra para mim...92 paginas de muita informaçao..Para os que como eu, carecem de uma melhor explicação historica do tema, está ai uma obra indicadissima!!!!!

Aqui o autor julga importante caminhar com leitores e leitoras por todo o desenvolvimento do cristianismo desde o século XVII para esclarecer o que, mais recentemente, se começou a chamar de fundamentalismo.

A série Para Entender aborda temas de diferentes áreas do saber. Ela oferece, em linguagem acessível, uma introdução ao assunto em pauta e respostas para as dúvidas mais comuns.

Martin N. Dreher é natural de Montenegro/RS, onde nasceu em 10 de nobembro de 1945. Casado com Walli Dreher, é pai de três filhos e, entremente, duas vezes avô. Seus estudos teológicos foram feitos em São Leopoldo/RS e em Munique/Alemanha, onde se doutorou em Teologia, com ênfase em História da Igreja.

Pastor e professor de História, atuou em paróquias da IECLB e na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo. Atualmente é professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, atuando no Curso e no Programa de Pós-Graduação em História, onde também dirige o Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros.

É membro e consultor de diversas comissões científicas nacionais e internacionais. Suas publicações estão mormente dedicadas à História da Reforma do século XVI, à História da Igreja na América Latina e à História da Igreja na América Latina.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Questões Cruciais do Novo Testamento - Craig L.Blomberg


Esse pequeno grande livro, tem como objetivo dar respostas a 3 boas questões levantadas por estudantes e academicos do Novo Testamento.São elas:
- O novo testamento é historicamente confiável?
- Paulo foi o verdadeiro fundador do Cristianismo?
- Como o Cristão deve aplicar o Novo Testamento á sua vida?

Salvo alguns poucos pontos controversos, o livro é extremamente relevante e convincente.Nem rpecisa dizer que o autor dessa obra é um dos mais competentes estudiosos do Novo Testamento com uma perspectiva conservadora.
Com essas três questões cruciais, este livro procura tratar o Novo Testamento de uma forma diferente, através de uma abordagem pós-moderna que nós podemos classificar como as chaves da compreensão do Novo Testamento.

Questões cruciais do Novo Testamento é um livro escrito por um respeitado professor do Novo Testamento do Seminário de Denver (EUA) com mais de quinze anos de experiência no assunto. Como a interpretação realiza muito pouco, a menos que conduza à aplicação, vale a pena você ter em sua casa um livro completo, que além de tratar de assuntos tão importantes para o cristão da atualidade, ainda traz uma parte prática que certamente ajudara muitos leitores.

Sobre o autor:

Craig L. Blomberg (Ph.D., University of Aberdeen) é um distinto professor do Novo Testamento do Seminário de Denver, no Colorado, onde ele ensina há mais de quinze anos. Ele é autor e editor de mais de dez livros e regularmente dá palestras sobre o assunto em várias igrejas e instituições educacionais. Casado, tem duas filhas.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dietrich Bonhoeffer - Vida e Pensamento


Dietrich Bonhoeffer foi talves o teologo contemporaneo que mais teve influencia sobre minha vida.Seus livros e alguns de seus pensamento me fizeram ter foco na cruz, no discipulado e na vida em comunhao com Deus e com a Igreja..
O livro Vida e pensamento é um breve resumo em texto e fotos, da vida e obra de Bonhoeffer, que foi martirizado na Alemanha Nazista.Livro indicadissimo tanto pelo bom conteúdo histórico quanto pelo texto edificante da vida desse grande Pastor Alemão.

Por Eduardo Vaz

MAIS DETALHES



Absolutamente envolvente é o relato de Werner Milstein sobre a vida de Dietrich Bonhoeffer, desde sua infância protegida em Breslau e Berlim até a resistência ao regime nazista e a decorrente execução no campo de concentração.


Em Dietrich Bonhoeffer, vida e pensamento formam uma unidade: experiências de vida moldam e influenciam sua teologia, e sua fé determina seu modo de viver e agir. Conhecer Dietrich Bonhoeffer é conhecer um homem disposto a assumir suas convicções, a viver e a morrer por elas.

Quem é Dietrich Bonhoeffer?

Quando assim perguntamos sobre uma pessoa, estamos interessados em saber mais do que simplesmente sua nacionalidade ou profissão. a pergunta revela nosso interesse em conhecer sua vida, seu pensamento, suas atitudes, sua obra, seu legado.

Não basta responder que dietrich Bonhoeffer é um teólogo alemão, que viveu nos anos turbulentos da Segunda Guerra Mundial na Europa e que foi vitimado pelo regime nazista em abril de 1945. Também não satisfaz saber que ele foi um dedicado pastor e professor.

A resposta mais completa a esssa pergunta pode ser encontrada nas páginas deste livro de Werner Milstein. sua narrativa é cativante e envolvente a ponto de nos transportar ao tempo em que Dietrich Bonhoeffer testemunhou com firmeza e confiança em Deus que estar no mundo é enfrentar os conflitos e não fugir deles por conveniência ou acomodação.

A leitura deste livro ajudará você a conhecer mais a respeito desse discípulo, testemunha e mártir da fé cristã.

O que um pastor faz no meio da resistência que planeja tirar Hitler do poder?

Que razões de fé e teologia levaram Bonhoeffer, teólogo de mão cheia e homem com grande trânsito ecumênico, a optar por um caminho que lhe custaria a vida? Werner Milstein responde a perguntas como essas de uma maneira acessível através desta biografia de Dietrich Bonhoeffer.

Cenas da vida pessoal e familiar, cenas do pastor com confirmandos e do professor com estudantes de teologia, entremeadas pela reflexão teológica que tudo perpassa, são os ingredientes que dão vida ao livro de Milstein. Sua leitura desperta a vontade de saber mais e de buscar detalhes em obras do próprio Bonhoeffer.


Fonte: Erdos livraria