quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Desabafo depois de quase 2 anos!!!

Saí de uma estrutura pesada, nao da Igreja!!! ( Um desabafo depois de quase 2 anos)

Com o tempo vamos amadurecendo...
Tudo em minha vida, num primeiro momento, eu não aceitei bem, me inquietei e sofri muito. Lembro-me do período de depressão em 99, ou quando terminei meu namoro em 2001. Como foi difícil passar por tudo isso sem a prerrogativa de que Deus estava comigo de alguma forma! De algum modo, passei, tive fé, o tempo passou, e está tudo bem comigo, ou seja, Deus foi fiel ao guiar-me à maturidade de lá até aqui.
O ultimo episódio da minha caminhada de vida foi com o grupo de irmãos ao qual servi durante 12 longos anos! Eu era um menino sedento por verdade e prática; um prato cheio para grupos com discurso de unidade, fundamentos, remanescência!
Nesse tempo eu dei meu melhor àquilo que entendia como certo. O negar a si mesmo, que vem na vida do dia a dia, de forma orgânica, foi substituído por um negue-se a si mesmo na base da supervisão um a um, que gerava aparente santidade, mas no fundo gerava um fariseu escondido. Não, não , eu não era um fariseu mau-caráter, não. Eu fiz tudo que me mandaram e que cri , e fiz porque cri de todo coração! Longos jejuns, longos períodos de oração, e confissão sincera. A proclamação do reino não era entendida por mim como um proselitismo chato, mas hoje consigo ver que toda adesão se dava por mostrar que tínhamos a visão certa e todo o resto das Igrejas era uma visão distorcida da verdade, ou como eles mesmo dizem: visão equivocada! Eis aí um dos perigos! Com o afã de proclamar essas verdades imutáveis e únicas a todos, éramos induzidos a negar que outras realidades ou comunidades poderiam ser caminhos saudáveis! Na teoria, o que se dizia era que éramos uma das partes de um bolo que foi partido; mas, no foro intimo, a coisa era sim de negar outras possibilidades de se viver a fé fora daquele grupo.
Aprendi coisas boas, como o Senhorio de Cristo, vida em relacionamento, e outras mais, porém, hoje, quase 2 anos depois, vejo que o grande erro foi ter me deixado ser guiado por uma ideia pragmática que faz dos resultados obtidos o sucesso da coisa. Se o alvo era ter filhos condicionados e obedientes, deve-se fazer isso, isso, e aquilo e se obtém! Para um casamento não dar errado, igualmente, se age assim, assim e assim! O pragmatismo, na prática, tira Deus de cena! Faz com que Ele exista só no discurso, mas é totalmente eliminado na prática.
Lembro-me muito bem como um irmão que é desse grupo, ao voltar de Portugal. relatou que não sabia como pregar sua mensagem por terras européias porque lá o povo é muito certinho e quase irrepreensível eticamente! O pragmatismo ilude com resultados aparentes, mas é inimigo real da dependência e relacionamento com Deus. Ele nos dá a falsa aparência de que está tudo ok, ou de que estamos no caminho certo. E esse é o principal perigo de comunidades assim! Eu conheci muita gente boa e de Deus lá, ,porém, com o apelo à unidade de fé, acabam por eliminar o contraditório, e onde não há profetas, o povo se corrompe! E é isso que vejo, pois os que eram para denunciar todo esse esquema legalista pragmático acabam por virar presa no decorrer do tempo, se calando por medo de não ser um!O " Pietismo" característica de grupos assim mata a espontaneidade das pessoas como seres únicos! Não respeitam gostos, sonhos, pensamentos! Negam uma máxima do Cristianismo primitivo que é “unidade na diversidade”! Negam que pessoas, para serem pessoas, tem que terem suas autonomias garantidas O TEMPO TODO, senão não passam de robôs! Mas matam isso, porque, só após esse assassinato, é que conseguem domar as pessoas em nome de Deus e para Deus!
Comecei esse texto falando de Deus e como ele é fiel em meio ao sofrimento! Sou grato a DEUS por tudo, mesmo por esse período religioso traumático e analisado com critério todos esses últimos anos! Tenho amigos de coração que ainda estão vinculados a essa comunidade, e os respeito muito, porque, mesmo lá, aprendi muito e Deus não me abandonou em nada! Deus não se limita a isso para ser Deus! A revelação de Deus é progressiva e não de uma vez por toda. Tive que reler minha vida no caminho da fé para não pirar! Compreendi que mesmo hoje, analisando os perigos de um grupo sectário, dominador, legalista e de teologia fundamentalista, consigo ver que Deus me guiava naquele tempo todo de cegueira e entorpecimento religioso.
Estou escrevendo esse texto porque vários irmãos de lá e de cá ficam me questionando acerca da possibilidade de se viver sem as regras antigas, ou do problema das estruturas religiosas das Igrejas protestantes evangélicas, e isso me motivou.
A primeira coisa que aprendi é que não pode existir fé sadia sem liberdade e autonomia do ser em responder ao amor de Deus. Todo controle de outros pode ser hiperdanoso à pessoa que se sujeita sem critérios bíblicos (claros) e/ou na marra.
Outra coisa, a partir daí, é distinguir a graça que conduz à vida do Espirito e a vida pelas regras do grupo. Eis aqui o maior perigo, porque grupos assim tendem a ter no moralismo o seu aliado principal, e as pessoas se tornam presas fáceis, tanto emocional como psicologicamente. Outro mal é o péssimo uso de textos pincelados para justificar uma regra, ( teologia confusa, mistureba literalista o tempo todo). Tudo é amarrado para se ter a ideia de uma regra final a ser seguida. A bíblia é sagrada, mas o seu mau uso é tão perigoso como qualquer coisa mal interpretada. Grupos que não se abrem ao estudo sério e com o uso das ferramentas disponíveis atualmente devem ser questionados, principalmente porque TODO o material usado é de intenções indutivas, e isso é um perigo!( Lá eles desestimulam o estudo teologico e ou cientifico). Se tiver um objetivo doutrinário, a partir dai se sai à caça de versículos para justificar essa doutrina. O credo é nossa doutrina, ponto final. Jesus é nosso único alvo, ponto final. E nada substitui o amor, ponto final!!!
Com isso em mente, entendi primeiramente que NINGUÉM deve estar sob autoridade de outro senão de CRISTO! Também aprendi que os talentos na igreja não são para dominar as pessoas, mas para servi-las, e os líderes e pastores deveriam, antes de qualquer coisa, temer falar qualquer coisa como absoluta ou infligir medo aos irmãos! O ambiente da comunidade deveria ser de amor e acolhimento, não de robotização por resultados. Aprendi também que sem a graça, o evangelho do reino se transforma em uma arma de dominação e estupro da pessoa humana. Detalhe: desafio vocês a seguirem a linha de pensamento dos reformadores para observarem o quão desviado esse grupo está do entendimento da graça! Estão muito mais para Pelagianos práticos do que para alguém que ensina e vive a graça de Deus como na Bíblia.
É dentro desse contexto que pessoas conseguem sair e se libertar dessas amarras e ter vida fora do aquário, mesmo quando se diz que peixe não vive fora d’água. Tenho Cristo e me encontro com irmãos variados, batemos papo, rimos, choramos, alegramos. Na prática, temos o relacionamento que Cristo parece ter sonhado para os seus, em família e sem peso! Defini também por escolher uma comunidade a qual julgo MUITO LEVE, onde a graça é pregada, ensinada e vivida. Lugar de falhas, mas de amor e leveza. Tenho um pensamento hoje: que comunidades leves são possíveis, e que caso você queira se reunir em Igrejas tradicionais, precisa matar a mentira de que são visões equivocadas como aprendido no passado!( no cristianismo primitivo tinhamos varias comunidades diferentes ja naquele tempo) Estruturas são estruturas organizacionais, e caso você precise e goste disso, eu sugiro igrejas comprometidas com o evangelho da graça e leves, ,porém tenho em mente que devemos usar da estrutura e não ser usado por ela como um fim em si mesma. É possível viver a fé em uma comunidade pé no chão e séria, sem ser legalista e fundamentalista. Afinal queremos relacionamentos e não uma placa ou filosofia. Tenho no cristianismo histórico sinais comuns de graça e orientação, mas isso tudo em amor, e sem me anular como antigamente.
Conheço irmãos sérios e amados que saíram e não querem mais frequentar grupos denominacionais, mas alguns deles optaram por isso não por condenarem tal coisa, mas porque se acham bem como estão com Deus, com sua família e com sua fé. Diante disso eu penso que existe vida inclusive fora de qualquer estrutura denominacional, e eu mesmo antes de escolher uma comunidade percebi que era possível, principalmente porque, como disse acima, Deus é fiel e não nos abandona NUNCA!
Também depois de muito pensar e saber de “histórias lado B”, tenho orado diante de Deus para me mudar como pai, e tirar alguns ensinos que aprendi no passado, ou pelo menos, revelá-los mediante a graça. Ser rígido não é garantia de ter filhos de fato no senhor! O mesmo penso do liberalismo moral. Com isso tenho ido a DEUS pedindo que ele me faça pai, assim como Deus é conosco.
Penso que a historia do filho pródigo expressa melhor o que creio hoje sobre como criar filhos! Deus para mim é o primeiro pai com filhos desviados (Adão e Eva), e ele criou um plano de amor para o resgate dos seus! Deus não é um brutamonte com uma vara na mão, dando porrada em quem o desobedece, muito menos um pai que contabiliza pecados para nos mandar para o inferno. Não, não vejo Deus assim!!! Não creio que o viver para ele condiz com uma vida de medo da perda da salvação, até porque quem foi salvo, mesmo que viva uma vida certinha, hora ou outra sai da rota e precisará do toque do Espirito Santo. Ninguém que nasceu de novo consegue viver no pecado ou para o pecado! Do mesmo jeito que não conseguimos ser perfeitos o tempo todo. Esse DEUS entende nossa natureza e sabe quem somos de fato! Quero com isso pedir a Deus que a cada dia nos faça pais abertos aos filhos, e com amizade verdadeira, sem firulas e artimanhas de domínio. Mas graciosos amigos, entendendo o século que vivemos e sabendo que nossos filhos, querendo ou não, serão influenciados pela desgraça do tempo presente, e que se não fomos amigos deles, eles abrirão seus conflitos e tropeços com outros. Não estou dizendo que nossos filhos passarão por isso, mas apenas que TODOS passam por crises e questionamentos NO MÍNIMO, e a grande maioria apronta nos bastidores, o que eu chamo de “histórias lado B”.
Conheci historias tristes de meninos que estão apenas esperando completar sua maior idade para sair de casa e largar a opressão dos pais. E outras que praticam coisas abomináveis, mas não tem liberdade de contar aos pais com medo de represálias. Queremos isso como pais?
Por fim, não quero que quem leia esse texto pense que eu esteja simplesmente falando mal de determinado grupo; não é isso! É um texto testemunho e de ajuda a quem acha que vai morrer fora dessa estrutura opressora e para mim perversa. Caso eu quisesse falar mal, colocaria de outra forma, mas não é isso que quero com esse grupo. O que eu mais quero é dizer que Deus é fiel a todos que são dele, e não nos desampara nunca e por nada! Ele é gracioso e nos ama!!!

Deus abençoe a todos com graça e paz!!!

bjao

Eduardo Vaz



Nenhum comentário: