sexta-feira, 30 de março de 2012

A Igreja que jesus queria – Gerhard Lohfink


Essa obra vem trazer luz a pergunta: Jesus veio fundar uma igreja ou ela já existia com o povo de Israel? O autor não mede esforços em comprovar que “Jesus não veio fundar uma Igreja, porque ela já existia há muito – a saber, O povo de DEUS , Israel!”. Destarte , iniciando com a pregação de Jesus e indo adiante, o autor descortina ao leitor e leitora as bases e características da Eclesiologia do Novo Testamento. Vejo no Texto de Lohfink uma certa base em tempos de visões malucas da eclesiologia contemporânea, nos ajudando assim a repensar a Igreja para nossos dias sem com isso deixar as escrituras e seu testemunho de lado.
Tambem me proponho a dizer que o autor foi bem embasado biblicamente e historicamente, tendo como pano de fundo uma pesquisa critica bem madura, mas sem deixar de lado opiniões bem firmes do que era ser Igreja para Jesus.
Indico esse livro para estudantes do novo testamento, certo de que terão um vislumbre maior e maduro de vários aspectos negados pelos cristãos de hoje para um relevância eclesiológica sensata e justa. Não devemos temer o fato dessa obra ter sido escrita por um Padre Católico Romano, ate porque pouco se tem de imposição Romana no texto, e o que tem, é claramente bem criticado do ponto de vista teológico pratico pelo autor.
Obra indicadíssima, e de contexto histórico teológico profundo , servindo para muitos de nós repensarmos os ideiais de jesus sobre esse assunto.

Por Eduardo Vaz

Onde comprar: http://www.livrariatabernaculum.com.br/igreja-que-jesus-queria-a?q=+lohfink++

Nenhum comentário: