domingo, 11 de setembro de 2011

Pedro, Estêvão, Tiago e João - Estudos do Cristianismo não-Paulino - FF.Bruce


Ler algo do Erudito FF.Bruce é no minimo se alimentar no que existe de mais contundente nos estudos do N.T..Confesso que li essa obra com muito gosto, pq alem de muitos informçao o autor dialoga com o que a de melhor sobre esse assunto.


Embora Paulo seja a pessoa mais ligada à ascensão do Cristianismo e ao desenvolvimento de uma teologia cristã e prespectiva de vida distintas, ele não foi o único porta-voz da mensagem do evangelho no início do Cristianismo.

Diversos movimentos não-paulinos aconteceram logo no início da igreja Neste resumido, porém erudito, F. F. Bruce se propõe elucidar quatro deles, cada um destes está identificado com um líder: Pedro, Estevão, tiago e João.

O professor Bruce, apesar da escassez de documentos confiáveis sobre o Cristianismo não-paulino, interpretou com muita propriedade as poucas fontes encontradas nas cartas de Paulo, em Atos dos Apóstolos, nos Evangelhos e em outros escritos do Cristianismo primitivo para produzir uma obra envolvente e esclarecedora que suplementa seu famoso livro Paulo: o apóstolo da graça, sua vida, cartas e teologia (Shedd Publicações, 2003).

F. F. Bruce (1910 - 1990) aposentou-se da Universidade de Manchester (Inglaterra). É autor de muitos livros bíblicos e foi editor geral do Novo Comentário Internacional do Novo Testamento.

Nenhum comentário: