terça-feira, 10 de maio de 2011

O Que Significa Ter um Relacionamento com Deus?


Dr. Craig,

Eu sou estudante de filosofia e sou ex-cristão. Eu perdi minha fé durante minha graduação após perceber que tinha aceitado minha fé sem reflexão. Assim como vários de minha idade, eu abandonei minha cosmovisão e embarquei em uma busca por respostas. A busca rapidamente formou em mim um caráter intelectual que me conduziu às alegrias da filosofia (que, sou feliz em dizer, escolhi como carreira a seguir). E tendo gosto por boa filosofia e boa apologética, minhas dúvidas sobre a fé cristã foram intelectualmente satisfeitas.
Embora eu tenha admitido que Deus exista e que Cristo ressuscitou, eu absolutamente não tenho nenhuma idéia do que significa ter uma relação com Deus; o conceito é completamente misterioso a mim. O que significa confiar em Deus? E para que? Por que falar com Deus? O que alguém diria a ele? O que alguém ouviria dele? O que é esperado de mim e o que eu posso esperar de Deus? Existe alguma experiência única para estas conversas, ou devemos orar a despeito do sentimento de que ninguém está nos ouvindo?

O que é pior, entretanto, é o sentimento de que eu estou motivado não por amor, mas por expectativa. Isto é, eu cresci na igreja e tive impresso em mim que o relaciomanto surge juntamente com a crença. Eu agora creio, então eu espero começar um relacionamento. Mas eu não me sinto cultivando est relacionamento com Deus.

As coisas que a Bíblia diz sobre a questão parecem misteriosas ou confiam demais em uma analogia ao relacionamento humano (certamente a analogia Pai-filho fica mais forte na permissão de sofrimento por parte de Deus). E sobre a morte de Cristo, eu devo admitir que eu tenho uma dificuldade enorme em me sentir grato pelo Seu sacrifício, uma vez que muitas partes da história da justificação estão em tensão com minhas intuições sobre justiça (p. ex. a expiação substitutiva).

Eu entendo que estas questões não foram bem formuladas, mas isto simplesmente mostra a minha confusão sobre o assunto. Qualquer resposta será grandemente bem vinda.

Obrigado,

Mark

P.S. Filosofia e Cosmovisão Cristã me introduziu à filosofia. Então obrigado novamente.




Resposta do Dr. Craig:

Foi muito animador receber sua carta, Mark, e saber de seu retorno à fé cristã! Eu espero que você esteja consumindo os trabalhos de Alvin Plantinga, especialmente Warranted Christian Belief, que possui um bom número de material relevante à sua questão, particularmente suas discussões sobre as afeições religiosas.

Enquanto lia sua questão, eu comecei a pensar se você não se encontra na situação de alguém que retornou intelectualmente a crer na cosmovisão cristã, mas que não tem ainda uma relação salvadora com Deus, e assim eu não posso te ajudar. Perdoe-me se eu estiver errado, mas uma vez que eu não conheço a sua história, eu posso apenas conjeturar.
Uma de minhas preocupações em relação a ministérios como o meu, que se focam na verdade da cosmovisão cristã e argumentos para esta verdade, é que as pessoas podem não perceber que a fé cristã não se trata apenas de ter uma mudança de mente e aceitar uma nova cosmovisão. A fé cristã é sobre termos um novo relacionamento e nos tornarmos uma nova pessoa. É fácil nos perdermos quando estamos tão focados na defesa proposicional da verdade.

A fé cristã é sobre vir a se relacionar com Deus de forma salvífica. Obviamente todos nós estamos relacionados com Deus de algumas maneiras, como criaturas do Criador, mas a fé cristã enfatiza que em um nível mais pessoal nós não nos encontramos naturalmente em relação com Deus. Estamos, na verdade, alienados espiritualmente de Deus por causa do pecado (mal moral) que perverte nossas vidas. Nós não cumprimos nossas obrigações morais para com Deus, para com outros ou para com nós mesmos: nós fazemos o que não deveríamos ter feito e não fazemos que deveríamos ter feito. Como resultado nós nos encontramos moralmente culpados diante de um Deus santo e sob Seu justo julgamento. Nosso relacionamento pessoal com Deus foi, assim, rompido. Como um Pai e um filho que são estranhos um ao outro por causa da rebeldia do filho, assim nós nos encontramos estranhos a Deus. Deus não nos criou para ter conosco uma relação de condenação, mas de aceitação; também não fomos criados para ter com Deus uma relação de indiferença ou hostilidade, mas de amor e adoração. Assim, eu acho que você consegue enxergar o quão arruinada e bagunçada nossa relação com Deus está. Ao invés de amizade, existe alienação e inimizade. É isto que significa uma falta de relacionamento pessoal com Deus.

Então Deus se propôs a restaurar a relação pessoal com Ele, para a qual nós fomos criados. Uma vez que somos, de acordo com a Bíblia, mortos espiritualmente em nossa condição pecaminosa, isto é, sem um relacionamento com Deus e sem a capacidade de mudar este quadro, Deus deve nos sacudir espiritualmente a fim de nos colocar novamente no caminho de um relacionamento com Ele. A Bíblia chama isto de “regeneração” (no vocabulário popular, regeneração significa “nascer de novo”). Este ato acontece pela ação do Espírito Santo em resposta à ação de uma pessoa em depositar sua fé em Cristo para a salvação.

Agora “fé”, como o reformador Martinho Lutero enfatizou, é uma palavra multivalente. No nível mais básico, a fé envolve o que Lutero chamou de notitia, que é simplesmente o conhecimento ou o entendimento de uma proposição. A seguir vem o que ele chamou de assensus, que é assentir com tal proposição em questão. Finalmente existe a fiducia, que é confiar relevantemente em uma pessoa ou em uma coisa. Todas as três estão envolvidas na fé salvadora. Primeiro, há o entendimento das grandes verdades do Evangelho, como a existência de Deus, a minha culpabilidade diante de Deus, que Deus enviou Seu Filho Jesus Cristo para morrer em meu lugar a fim de me reconciliar com Deus, que perdão e limpeza moral estão disponíveis através de Cristo, etc. A seguir, eu preciso não apenas entender, mas acreditar nestas verdades. E, finalmente, eu preciso depositar minha confiança em Cristo como meu Salvador pessoal e Senhor, a fim de ser salvo do pecado e da separação de Deus.

“O que significa um relacionamento com Deus e para que serve?”. Significa colocar sua vida, seu bem-estar, totalmente nas mãos de Deus, confiando nEle, e apenas nEle para te salvar. Significa se comprometer de todo o coração a seguir Cristo como seu discípulo, permitir que ele modele seu ser a fim de te tornar o tipo de pessoa que ele quer que você seja. Significa dizer a Deus, “Não minha vontade, mas que a Tua seja feita. Eu não pertenço mais a mim mesmo; sou Teu, para ser e fazer o que Tu queres.”

Quando você faz este compromisso com Cristo, o Espírito Santo lhe regenera espiritualmente, e te restaura à relação apropriada com Deus que você deveria ter. E não apenas isto, mas de alguma forma misteriosa você passa a ser habitado pelo Espírito de Deus, e na medida em que nós nos entregarmos diariamente a Ele, Ele transforma nosso caráter de modo a parecermos cada vez mais com Cristo e de modo que nossos caminhos estejam de acordo com o plano providencial de Deus.

Como este novo relacionamento funciona experimentalmente varia de pessoa para pessoa e varia conforme o tempo também. Em alguns casos a pessoa sentirá a presença de Deus de maneira bem real; e outros a pessoa dificilmente terá ciência desta presença, mas a pessoa caminhará pela fé, e não pela vista. No mínimo você deverá experimentar um sentimento de segurança, um sentimento de estar se relacionando com Deus como Seu filho, perdoado e restaurado. Na medida em que você andar no poder do Espírito, você experimentará alegria, paz, amor e outros frutos do Espírito em sua vida regenerada entregue a Cristo.

“Por que falar com Deus?” Porque você o ama! (Isto é como perguntar por que falar com sua esposa!) É claro, você não precisa falar em voz alta, uma vez que Ele pode ler sua mente. E, obviamente, você não precisa dar a Ele nenhuma informação, uma vez que Ele sabe todas as coisas. Mas você deve se comunicar com seu Pai Celeste. “O que uma pessoa deve dizer?” Diga a Ele que você o ama; diga a Ele o quão grato você é por Ele ter te salvado; ofereça a Ele adoração por aquilo que Ele fez e tem feito em sua vida; peça a Ele para lhe guiar, para lhe fortalecer e para lhe ajudar a resistir às tentações.

“Uma pessoa deve orar a despeito do sentimento de que não há ninguém ouvindo?” Você deve falar com Deus, ou orar, sinta você a presença dEle ou não. Isto é parte da sua vida de fé. “O que uma pessoa vai ouvir?” Algumas pessoas afirmam ouvir Deus quase audivelmente, mas na maioria das vezes Ele “fala” a nós através dos escritos inspirados da Bíblia. Quando você ler a Bíblia refletivamente, algumas vezes você encontrará passagens que lhe atacaram poderosamente de forma diferente, nova, talvez lhe convencendo, ou lhe encorajando, ou lhe inspirando, ou lhe direcionando. Nós devemos esperar que Deus fale conosco desta forma, através de Sua Palavra.

“O que é esperado de mim e o que eu devo esperar de Deus?” A resposta para a primeira parte de sua questão é: Tudo! Olhe para a parábola de Jesus dos servos inúteis (Lc 17:7-10). Jesus disse, “Assim também vocês, quando tiverem feito o que lhe foi ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos nosso dever’.” Nós temos que dar a Deus tudo o que lhe pertence – a saber, tudo o que temos e somos. Nós devemos ser totalmente dedicados a Deus e totalmente cheios do Espírito Santo.

A resposta para a segunda parte de sua questão é que Deus nos concede, posicionalmente, como estamos em Cristo, o perdão dos pecados, vida eterna, adoção como filhos, e a disponibilidade ilimitada de ajuda e poder para a vida cristã. Além disto, Ele nos dá, experimentalmente, como estamos cheios do Espírito, o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Quando nossa relação com Deus é saudável, o produto de nossas vidas será íntegro, e o resultado da integridade é a alegria. A alegria é um subproduto da santidade, quando a integridade de Deus é realizada em nós.

Se você não se sente impelido a cultivar um relacionamento com Deus, Mark, talvez seja porque você ainda não é um cristão regenerado. Você talvez tenha experimentado a fé no nível assensus, mas não não ainda no nível fiducia. Você ainda não está imerso em amor com Deus, então seu coração está frio em relação a Ele. Jesus disse que aquele que perdoa muito, ama muito. Eu lhe encorajo a meditar sobre sua pecaminosidade e no quanto Deus já perdoou (ou irá perdoar) em sua vida e no quanto custou a Cristo conquistar sua salvação – ele estava disposto a morrer por você! Não é necessário ter alguma teoria de expiação em mente para conseguir apreciar isto. Independentemente da teoria de expiação que você aceitar, permanecerá o fato de que Jesus foi à cruz por você para a sua redenção. Um sacrifício, mesmo que no nível puramente humano, é difícil de sondar.

Se você não for um cristão regenerado ainda, então eu lhe encorajo a se apresentar diante de Deus, em um lugar privado, e fazer uma oração de comprometimento como:

“Deus, eu realmente preciso de Ti. Eu reconheço que sou pecador e miserável e que preciso do seu perdão. Eu creio que Jesus morreu na cruz para me salvar dos meus pecados e agora, da melhor forma que eu consigo entender, eu abro a porta da minha vida e Te convido a entrar e ser meu Senhor e Salvador. Perdoe meus pecados, tome o trono na minha vida, e me transforme no tipo de pessoa que o Senhor quer que eu seja. Eu me rendo a Ti.”

Então, como um novo ser espiritual, comece a receber o alimento que vem da Palavra de Deus, da adoração em grupo, da oração, da confissão e restituição, do compartilhamento da sua fé com os outros, e de outras disciplinas espirituais.

Não é suficiente apenas acreditar nas verdades da cosmovisão cristã. Nossa relação com Deus precisa ser restaurada e curada. Isto virá apenas com o trabalho regenerativo do Espírito Santo em resposta à confiança e comprometimento.

Creditos : http://feracional.net/2010/12/28/o-que-significa-ter-um-relacionamento-com-deus/#more-108

3 comentários:

Arnaldo Ribeiro disse...

REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
Urge difundirmos na terra a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: (JÓ.33.2) – Passo agora a falar, em minha boca fala a língua:Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

Arnaldo Ribeiro disse...

DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
(GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogênese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

(EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

Outro exemplo:

(JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

(JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; - (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

(Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

Arnaldo Ribeiro disse...

FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
(MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
(AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
(LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
(JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. (1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.