terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Surpreendido pela esperança – N.T.Wright



O que esperam os cristãos? Deixar este mundo mau e ir para o “céu”? O que queremos dizer quando nos referimos à “ressurreição do corpo” e como ela se ajusta à imagem popular de pessoas assentadas sobre as nuvens tocando harpas? Como tudo isso afeta o modo como vivemos aqui e agora?
São estas algumas das questões que N. T. Wright aborda em Surpreendido pela Esperança. Ele aponta a confusão atual sobre a esperança futura tanto na igreja quanto fora dela. E, depois de explicar por que os cristãos acreditam na ressurreição de Jesus, explora a esperança bíblica de “novos céus e nova terra” e mostra como a “segunda vinda” de Jesus e a ressurreição final fazem parte de um mesmo quadro mais amplo, juntamente com a esperança do “céu”. Para muitos, até mesmo cristãos, tudo isso é uma grande novidade.
Aquilo que cremos sobre a vida após a morte afeta diretamente o que cremos sobre a vida antes da morte. Pois, se Deus deseja restaurar toda a criação — e se isso já começou na ressurreição de Jesus —, a igreja não pode parar na “salvação das almas”, mas deve antecipar a restauração final, trabalhando pelo reino de Deus no mundo, trazendo cura e esperança para a vida presente.
Provocativo e de leitura agradável, Surpreendido pela Esperança pode surpreender e encantar todos os que estão interessados no sentido da vida — não apenas após a morte, mas “antes” dela.


A LEITURA QUE FIZ:
A principio, deve-se ter em mente que se trata de um Pastor Anglicano tradicional, escrevendo ate certo ponto, para pessoas que iriam entender esse contexto. O livro fala verdades que precisam ser anexadas na pratica da igreja de um modo geral, porem creio que pode confundir alguns leitores na idéia platonista de céu e inferno. Muitos crêem em céu , mas no fundo querem uma vida ao lado de Jesus, que se lermos o livro ate o fim, é o que Wright tem como idéia principal. Para muitos cristãos ao redor do mundo a idéia de Céu é sim a realidade da vida com Jesus fora dessa realidade de sistema mudano pecaminoso, e se chamam a isso de céu eu não me oponho , e não tenho maiores problemas.
O livro como dito na sinopse acima, é muito gostoso de se ler e de fácil compreensão, porem pode assustar os mais conservadores e fundamentalistas. Como diz muito bem o meu amigo Eliel vieira em sua critica ao livro : “N. T. Wright tem uma abordagem completamente revisionista da teologia cristã. No que se refere a “Céu”, “Terra”, “alma” e “ressurreição” (e muito mais), o autor defende a corajosa posição de que a Igreja ao longo dos séculos, literalmente, entendeu tudo errado! Os pontos de partida que guiaram a teologia da igreja cristã não eram os mesmos pontos de partida que os apóstolos tinham em mente e, portanto, toda teologia precisa ser revista de acordo com os pontos de partida corretos, pois, como sugeri acima, de outro modo simplesmente qualquer discussão sobre pontos avançados da teologia não farão sentido algum.”
Eu pessoalmente confesso que o livro é bom, porem precisa ser mastigado com cuidado, devido ao carater revisionista do autor, pois sou um dos que temem os criterios revisionistas, e ate certo ponto tenho pé atrás com algumas praticas da Alta igreja da qual Wright faz parte, assim como da liturgia que ao meu ver é muito fria, e que ele tanto defende no fim do livro.
Mas salvo essas coisas, eu tenho esse livro como uma das grandes obras lançadas pela ultimato em 2010.
Eduardo vaz

Nenhum comentário: