terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Crítica Histórica da Bíblia - Eta Linnemann




Para os leitores que não conhecem essa escritora, Eta Linnemann foi colega de Rudolf Bultmann e era professora e doutora, está aposentada, mas continua a escrever e ensinar por todo o mundo. Ela foi uma das iniciadas no interior da alta critica bíblica na Europa e teve um despertar por Deus que a fez condenar todos os seus estudos liberais do passado e a militar contra eles no presente.
Para quem espera um livro teológico, confesso que sairá totalmente decepcionado, pois o intuito dessa obra é mais como de um testemunho do que teoria teológica. A autora , uma ex.doutora da alta critica bíblica conta como teve um encontro pessoal com Jesus Cristo mediante a leitura da bíblia, livro esse que ela mesmo criticava.
O livro as vezes é tendencioso a um fundamentalismo radical, porém, salvo que entendamos que a escritora fora escrava durante anos de uma visão liberal que a fazia muito mal, podemos sair muito edificados com tal testemunho, uma vez que é um livro que prima por colocar a experiência com Deus e com sua palavra (bíblia) no devido lugar.
O livro examina e refuta uma variedade de reivindicações e questões, que incluem:
 Havia uma fonte ou um documento "Q" da qual os evangelhos sinóticos foram copiados?
 Paulo escreveu todas as epístolas atribuídas a ele?
 Quanta credibilidade os cristãos devem dar às "provas" de que vários livros do Novo Testamento foram escritos após a morte dos apóstolos?
 Por que há tanta diferença entre o vocabulário do Novo Testamento e a estrutura gramatical?
Eta Linnemann oferece importantes desafios aos que, dentro da iniciativa acadêmica, buscam ser fiéis intérpretes da Palavra de Deus. Eta Linnemann desafia a raiz da pressuposição da teologia científica, o reivindicar ser "científica". Ela descobre que "o que não é percebido é que muitos desses 'resultados' não são nada mais do que hipóteses sem provas propaladas como fatos".

Livro indicado como testemunho.
Eduardo vaz

Nenhum comentário: