quinta-feira, 25 de novembro de 2010

As perguntas certas – Phillip Johnson




Talvez P. Johnson seja o participante do movimento DESIGNER INTELIGENTE mais engajado no sentido de mostrar a verdadeira luta que está por detrás do assunto criação/evolução.
Em “As perguntas certas” Editoras Cultura cristã, Johnson Conclama os leigos e intelectuais cristãos para a real luta que se trava no campo das idéias, pois para ele, ao invés dos interessados quererem debater o livro de Gênesis e seus por menores, deveriam ver que no centro do debate estão duas filosofias, e que João 1: 1 a 3 seriam os versículos que mais definiriam essa idéia: O VERBO.

De um lado a bíblia diz que “No princípio era o Verbo”, e na mentalidade moderna iluminista, ao invés do verbo, afirma-se: No inicio era a matéria e a inanimada gerou vida e tudo que existe.

O autor, um experiente professor de direito, através de uma leitura simples e fácil mostra que devemos nos engajar nessa luta contra o naturalismo filosófico, e não ficar entretido com outras coisas polêmicas que se apresentam no caminho, o que tem o potencial de gerar perguntas periféricas e não as perguntas certas a serem feitas.

O livro é totalmente dedicado ao publico cristão engajado, e em certos pontos tem sim um caráter elucidativo e positivo, mas por outro lado, eu como leitor cristão esperava mais do autor em documentar as respostas de um ponto de vista mais técnico para o lado de seu movimento

Enfim, não é a melhor obra do Phillip Johnson, mas, como sempre, é um livro alerta e com boas intenções no sentido de promover um debate sadio sobre ciência pura.

Quero deixar claro que pessoalmente sou um fã do autor, porem não acho uma de suas melhores obras, mas, mesmo assim, ele cumpre sua missão de ser um divulgador ferrenho do verdadeiro debate e das idéias do movimento D.I., mesmo ele sendo um criacionista declarado.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Conhecimento Exige Certeza?


Autor: William Lane Craig
Tradução: Eliel Vieira





Caro Doutor Craig,

Eu tenho estudado a defesa da fé cristã durante a maior parte dos últimos seis meses. Eu reconheço que seis meses não é muito tempo, entretanto há uma ideia que eu não tenho conseguido vencer ou apresentar uma refutação quando ela é levantada em uma conversa ou debate. Muitas pessoas, incluindo alguns cristãos, alegam ignorância intelectual sobre conhecer alguma coisa sobre a vida, o universo e a lógica. Eles afirmam que uma vez que cada possibilidade ainda não foi explorada, então nada pode ser dito com certeza. Uma vez que nada pode ser dito com certeza, então todas as premissas que você apresenta podem parecer verdadeiras para nós, mas nós não podemos dizer que elas são absolutamente verdadeiras. Se elas não podem ser provadas como absolutamente verdadeiras, então não há razão alguma para acreditar nelas, e o argumento morre logo ali.

Está ficando cada vez mais frustrante e desanimador começar a falar com alguém baseado na lógica que é aceita e provada, e então ter que parar antes que a discussão sequer comece. Por exemplo, no argumento cosmológico kalam a primeira premissa estabelece que “Tudo o que começou a existir tem uma causa.” Mas muitas pessoas questionam esta premissa baseando-se no fato de que nós humanos não viajamos por todo o universo para podermos concluir esta premissa. Uma vez que nós não exploramos todas as possibilidades no resto do universo, é impossível basear algo em uma ideia que pode ser ou não ser verdadeira em todo o universo.

Eu tenho certeza que você já ouviu isto antes em seus debates, esta ideia da incerteza das coisas. Eu estou inseguro sobre como proceder e falar quando as pessoas pensam desta forma. Qual conselho você me dá para responder a estas objeções?

Christopher



Resposta do Dr. Craig:

As pessoas que você menciona, Christopher, são vitimas de um ceticismo injustificado e, no fim das contas, autodestrutivo.

Observe que eles igualam conhecimento com certeza. Se você não tiver certeza de que uma proposição p é verdadeira, então você não sabe que p. Mas que justificação existe para esta suposição? Eu sei que eu possuo uma cabeça, por exemplo. Mas eu poderia ser um cérebro em uma cuba de produtos químicos sendo estimulado por um cientista maléfico para que eu pense que eu tenho um corpo. Esta simples possibilidade implica que eu não sei que eu tenho uma cabeça? Se sua resposta for “Sim”, peça a eles que apresentem sua justificação para sua ideia de que o conhecimento exige certeza. Para qualquer coisa que eles disserem você pode perguntar a eles, “Você tem certeza?” Se eles disserem “Não”, então eles não sabem que o conhecimento exige certeza. Se eles disserem “Sim”, então não é verdadeiro, afinal de contas, que nós não podemos saber alguma coisa sobre a vida, o universo e a lógica.

O ceticismo, ironicamente, puxa o tapete onde seus próprios pés estão. Por exemplo, seus amigos afirmam saber que “uma vez que todas as possibilidades não foram exploradas, nada pode ser dito com certeza.” Esta mesma declaração é uma afirmação de conhecimento! (Uma afirmação notoriamente falsa, mas deixa para lá!) Como eles sabem disto? Ou, novamente, como eles sabem que “uma vez que nada pode ser dito com certeza, nós não podemos dizer que suas premissas são absolutamente verdadeiras”? Esta é uma afirmação de conhecimento (novamente, uma afirmação falsa). Ou, o que dizer da afirmação “se as premissas não podem ser provadas como absolutamente verdadeiras, então não há razão alguma para acreditar nelas”? Como eles sabem disto? (De novo, isto parece ser notoriamente falso, mas deixe isto para lá.) De onde estes céticos retiraram todo este conhecimento?

E se nós não podemos saber nada sobre lógica, como eles podem ter seguido o raciocínio abaixo?

1. Uma vez que todas as possibilidades não foram exploradas, nada pode ser afirmado com certeza.
2. Uma vez que nada pode ser afirmado com certeza, todas as premissas que você apresenta podem parecer verdadeiras pra nós, mas não são absolutamente verdadeiras.
3. Se elas não podem ser provadas como absolutamente verdadeiras, então não existem razões para acreditarmos nelas.

Estas premissas se parecem com as premissas de uma inferência lógica chamada silogismo hipotético! Mas se esta regra de inferência não é correta, então nenhuma conclusão segue de (1-3) e nós não temos nenhuma razão, portanto, para duvidar do meu argumento original.

O problema fundamental com o ceticismo é que ele pressupõe que, a fim de conhecer p, você precisa saber que você sabe que p. Mas se eu posso saber um pouco de verdade sem saber como é que eu sei disto, então a espinha do ceticismo é cortada. O cético na verdade está fazendo uma afirmação muito radical para a qual ele não pode apresentar nenhuma justificação sem também serrar o galho no qual ele está pendurado.

O ceticismo é, portanto, estranhamente arrogante e autodestrutivo. Ele se baseia na suposição de termos conhecimento de afirmações não muito óbvias. O cético não pode fornecer nenhuma justificação destas afirmações, fazendo com que sua visão se torne, ela própria, incoerente; sem estas afirmações, entretanto, seu ceticismo entra em colapso. Portanto, a falta de certeza certamente não implica que eu não tenho conhecimento.


Fonte - http://elielvieira.org/

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nahor Andrade Comenda discografia do Rob Rock






Em breve meu amigo Nahor Andrade mais conhecido como vocalista da banda mineiras de heavy metal Dynasty , irá começar uma série semanal de resenhas dos cds do vocalista cristão Rob Rock. As resenhas serão todas completas, sendo que cada aspecto, desde a capa e sua arte, ate as letras serão abordadas e comentadas cd por cd..faremos isso futuramente com bandas historicas como: bloodgood, mortification, narnia e tourniquet. Todas essas bandas contem trabalhos que emitem mensagens tanto nas letras como nas capas..

ESPEREM EM BREVE !!!!!