quinta-feira, 25 de novembro de 2010

As perguntas certas – Phillip Johnson




Talvez P. Johnson seja o participante do movimento DESIGNER INTELIGENTE mais engajado no sentido de mostrar a verdadeira luta que está por detrás do assunto criação/evolução.
Em “As perguntas certas” Editoras Cultura cristã, Johnson Conclama os leigos e intelectuais cristãos para a real luta que se trava no campo das idéias, pois para ele, ao invés dos interessados quererem debater o livro de Gênesis e seus por menores, deveriam ver que no centro do debate estão duas filosofias, e que João 1: 1 a 3 seriam os versículos que mais definiriam essa idéia: O VERBO.

De um lado a bíblia diz que “No princípio era o Verbo”, e na mentalidade moderna iluminista, ao invés do verbo, afirma-se: No inicio era a matéria e a inanimada gerou vida e tudo que existe.

O autor, um experiente professor de direito, através de uma leitura simples e fácil mostra que devemos nos engajar nessa luta contra o naturalismo filosófico, e não ficar entretido com outras coisas polêmicas que se apresentam no caminho, o que tem o potencial de gerar perguntas periféricas e não as perguntas certas a serem feitas.

O livro é totalmente dedicado ao publico cristão engajado, e em certos pontos tem sim um caráter elucidativo e positivo, mas por outro lado, eu como leitor cristão esperava mais do autor em documentar as respostas de um ponto de vista mais técnico para o lado de seu movimento

Enfim, não é a melhor obra do Phillip Johnson, mas, como sempre, é um livro alerta e com boas intenções no sentido de promover um debate sadio sobre ciência pura.

Quero deixar claro que pessoalmente sou um fã do autor, porem não acho uma de suas melhores obras, mas, mesmo assim, ele cumpre sua missão de ser um divulgador ferrenho do verdadeiro debate e das idéias do movimento D.I., mesmo ele sendo um criacionista declarado.

Nenhum comentário: