terça-feira, 24 de agosto de 2010

Paixão pela verdade - A coerência intelectual do evangelicalismo- Alister McGrath






Alister Mcgrath dispensa comentários, pois vem sendo um dos mais notórios teólogos da atualidade. Com sua indispensável habilidade em escrever de forma erudita mas acessível, Mcgrath vem ganhando dia após dia, vasta aceitação no meio evangélico conservador.
Paixão pela verdade lançado pela Editora Sheed mostra o autor fazendo uma leitura do evangelicalismo tradicional, mostrando que não precisamos flertar com a idéia de racionalismo legada pelo iluminismo. Com total autoridade para falar sobre o tema, Mcgrath destaca que nos ultimo 50 anos o intelectualismo cristão reviveu produtivamente , sobretudo em disciplinas como Historia e filosofia. Com isso ele tenta nos mostrar que a herança do movimento provê excelentes recursos para engajamento nos debates eruditos de nossa época.
Posso dizer que foi uma das leituras mais interessantes que fiz nesse mês, e pude ver o quão apaixonante é a defesa das bases intelectuais asseguradas pelo autor de forma convicta.

Por Eduardo Vaz

CIÊNCIA, INTOLERÂNCIA E FÉ - A cunha da verdade: rompendo os fundamentos do naturalismo- Phillip E. Johnson






Verdadeiramente Phillip Johnson é um daqueles autores que ainda me põe interessado no assunto D.I – Darwinismo. Essa obra lançada pela ultimato é daquelas que ficamos de fato livres para saber o lado oposto ao do naruralismo filosófico que é ensinado nas escolas.
Phillip Johnson quer trazer de volta ao debate público questões que muitas vezes têm sido consideradas resolvidas. Ao analisar os fundamentos do naturalismo, o autor ressalta os últimos debates sobre ciência e evolução. No final, ele conclui profeticamente que as muralhas do naturalismo ruirão e que o evangelho deve desempenhar um papel vital na construção de um novo tipo de pensamento — não apenas em relação à ciência e à religião, mas no que diz respeito a tudo que oferece esperança e sentido à vida.
Encontro no autor uma certa segurança e autoridade , pois como advogado ilustre, e membro ativo no movimento do Designer Inteligente é uma das melhores vozes na defesa e quebra dos paradigmas Evolucionistas. Volto a dizer como tenho feito em todos comentários sobre o assunto, que minha posição ainda é indefinida, mas bons livros de ambos os lados serão aqui resenhados, mas claro, todos dentro de uma perspectiva cristã de mundo.
Ciência, Intolerância e Fé é um livro para todos que entendem a importância desse questionamento e que gostariam de ser participantes bem informados do debate atual.
“Em toda a ampla literatura sobre darwinismo, evolução, criação e teísmo, dificilmente podemos encontrar uma análise tão calma, compreensiva e convincente quanto a de Phillip Johnson.” (Richard John Neuhaus, editor de First Things).

Por Eduardo Vaz

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A diferença que o pai faz – Josh Mcdowell e Dr.Norm Wakefield









Esse livro foi lançado no Brasil em meados da década de 90, mas, só o conheci agora por intermédio de meu pastor que,preocupado com a criação dos filhos, o indicou aos irmãos sob sua cobertura, para que lessem e se enriquecessem nessa área.
Confesso que já fui um fã de Josh Mcdowell, mas tenho achado que em se tratando de hitoriografia, teologia e ciência, alguns de seus famosos livros estão ultrapassados, então, pensei: “mais um livro do Josh”. Tentei achá-lo normalmente em lojas cristãs mas para minha surpresa percebi que era uma de suas obras esgotadas em língua portuguesa.Ao procurar pela internet, consegui um exemplar em um sebo virtual.
Quero antes de comentar o livro, me arrepender do julgamento prévio feito ao Josh, pois em se tratando do assunto desse livro: família, criação de filhos e sexualidade, eu nunca tinha lido nada escrito por ele. Foi com imenso prazer que comecei a descobrir que os 2 Co-autores tem uma visão equilibradíssima do papel do pai na criação de filhos sob uma perspectiva bíblica . As abordagens, exemplos e experiências no livro parecem totalmente inspiradas para que as crianças tenham total força para crescerem mediante um mundo oposto aos valores de Deus para família.
O livro é de fácil leitura, e desafia os pais a serem o ponto de referência dos filhos em cada fase, desde a tenra infância até o período crítico da adolescência.
Indico essa obra com minha total aprovação. O resultado da aplicação dessas idéias pode ser avassaladora se os pais estiverem de fato a fim de criarem seus filhos para Deus segundo Seus princípios bíblicos. Essa obra é sem dúvida uma das melhores no assunto.

Por Eduardo Vaz