segunda-feira, 12 de julho de 2010

Peter Hitchens - da descrença á Fé

















O jornalista Peter Hitches, irmão do famoso ateu Christopher Hitches, acaba de lançar o livro The Rage Against God: How Atheism Led Me to Faith(Zondervan, 2010, 224p) em que conta sua jornada da descrença para o compromisso com a Fé Cristã.



A descrição do livro, como consta na contra-capa, mostra Como “com firme abertura e honestidade intellectual, Peter Hitchens, descreve o fracasso pessoal e curiosidade filosófica que o levou a queimar sua Bíblia na escola preparatória e a abraçar o ateísmo em seu lugar. A partir daí, ele traça sua experiência como um jornalista em Moscou, União Soviética, e a observação crítica que o deixou com mais perguntas que respostas; e mais desespero do que a esperança de viver uma vida significativa. Com a observação em primeira mão linha indistinta entre a política e a igreja, Hitchens revela as razões por que uma avaliação honesta do ateísmo não pode sustentar a descrença em Deus. No processo, ele fornece a esperança para todos os crentes que, nas palavras de T.S. Eliot, pode descobrir “o fim de toda nossa exploração chegará onde começamos a conhecer o local pela primeira vez”

Peter fala sobre a hostilidade contra a religião que ele testemunhou na queda da União Soviética, e que equivale ao que os novos ateus estão fazendo de uma maneira nova e re-inventada.


“Se você empurra a Deus para fora do mundo, então você cria um deserto imenso"

Ele faz uma observação muito precisas sobre a nossa sociedade ocidental:


Este país deixou de ser verdadeiramente cristã em termos de pessoas verdadeiramente, consciente e educada de forma a crer que a fé cristã após a primeira guerra mundial. As pessoas continuam a comportar-se como se fossem cristãos. E a sociedade continua a funcionar como se fosse uma sociedade cristã por algum tempo depois ele foi embora. Temos vivido os últimos 40 ou 50 anos, no crepúsculo do cristianismo. Mas, eventualmente, a noite cai.
Hitchens, o Peter, já teve um colóquio com Hitches, o Christopher ocorrido em 03 de abril de 2008.

fonte: http://profgaspardesouza.blogspot.com/2010/05/peter-hitchens-irmao-do-famoso-ateu.html

Nenhum comentário: