sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Oração: ela faz alguma diferença?



Neste que é um de seus livros mais instigantes, Philip Yancey investiga um dos aspectos que medem com precisão a temperatura do nosso relacionamento com Deus: a oração. Escrevendo sobre oração como peregrino, não como especialista, o autor faz as indagações que todos nós fazemos em algum momento da vida:

Deus está ouvindo? Por que Deus se interessaria por mim? Se Deus sabe de tudo, por que orar? Por que as respostas à oração parecem tão inconstantes, até caprichosas? A oração realmente ajuda na cura física? Por que Deus às vezes parece tão próximo e outras vezes tão distante? A oração faz Deus mudar de idéia ou muda a mim mesmo?

“Se a oração é o lugar em que Deus e os seres humanos se encontram, então devemos aprender sobre a oração. A maior parte das lutas na vida cristã gira em torno de dois problemas iguais: por que Deus não age do jeito que queremos e por que não ajo do jeito que Deus quer? A oração é o ponto exato para onde esses temas convergem.”
Obs: Foi um livro que esclareceu muita coisa na minha fé e rouxe nova luz ao assunto..Muito indicado para todos que querem crescer na vida íntima e em uma espiritualidade madura..

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Criação e evolução - 3 pontos de vista


J. P. Moreland e John Mark Reynolds
Editora Vida
• É possível conciliar uma “terra jovem” com um
Universo que existe há bilhões de anos?
• As evidências científicas apontam para um Deus que projetou
o Universo e a vida em toda sua complexidade? Ciência e teologia podem
atuar em harmonia?
Criação e evolução analisa as três diferentes linhas de pensamento sobre esse tema palpitante:
• criação recente, ou terra jovem;
• criação progressiva, ou terra antiga;
• evolução teísta ou criação evolutiva.
As discussões a respeito dos diferentes pontos de vista são um grande desafio. No entanto, o interesse dos cristãos pela verdade é um fato, uma vez que foram chamados a proclamar e a defender as abordagens que adotam diante de um mundo incrédulo.
Minha leitura desse livro tem sido muito desafiadora e investigatória. Muito bom poder conhecer os 3 pontos de vista dentro da Igreja. Recomendo pois tenho visto bastante equilíbrio nos mediadores de tais visões. Para mim o melhor livro sobre o assunto no meio cristão .