quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O ateísmo venceu o jogo que jogou sozinho.


Uma das mais concorridas atrações da FLIP 2009 foi, sem dúvida, a palestra do biólogo e ateu militante Richard Dawkins que, infelizmente para o público brasileiro, falou sozinho.

Em diversos países, os chamados "Quatro Cavaleiros do Ateísmo" (o próprio Dawkins, Christopher Hitchens, Daniel Dennett e Sam Harris) são frequentemente convidados para defender suas teses ao lado de pensadores e acadêmicos ligados a alguma crença religiosa e que, portanto, podem criar o contraponto necessário ao debate. Uma busca rápida no YouTube basta para fornecer aos iniciantes horas e horas de grandes e profundas discussões entre estas duas visões de mundo.

Um dos polemistas mais respeitados do cristianismo hoje é o indiano naturalizado americano Dinesh D'Souza. Autor de best-sellers e figura fácil em talk shows e telejornais, D'Souza já forneceu, em debates contra um ou outro militante ateísta, momentos únicos e imperdíveis para qualquer interessado no assunto, tirando a discussão do terreno da crença ou descrença militante e jogando luz a um tema que, tratado com superficialidade e ligeireza, normalmente cai nas trevas do preconceito, da ignorância e defesa histérica de posições.

No vídeo abaixo, Dinesh D'Souza debate livremente com Daniel Dennett sobre o tema (o vídeo está em inglês, sem legendas, dividido em várias partes). É delicioso e, claro, um belo convite à reflexão, colocando um sarrafo intelectual numa altura que respeita os neurônios de quem quiser acompanhar.
http://www.youtube.com/watch?v=iw7J15TeDG4

fonte do texto: http://lulaborges.com.br/comment/reply/60

Nenhum comentário: