sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sou Criacionista ou Evolucionista? Tudo isso cabe junto?


Começarei com um breve histórico da minha vida nesse assunto, e isso me leva ao ano de 2000 quando na faculdade de geografia tive acesso aos primeiros assuntos sobre evolução das espécies de forma bem tímida nas aulas do professor Rodrigao. Havia me convertido ao cristianismo de forma intensa em 1998, o que para muitos soou como milagre pois eu era muito cético e incrédulo, e com isso mergulhei nas escrituras. Cito isso aqui, porque faz todo sentido no decorrer desse breve texto.
Quando tive contato com o Gênesis Bíblico pela primeira vez, eu ainda não fiquei inquieto pelas alegações cientificas levantadas ali, apenas cri . Fazia todo sentido o amarrado de idéias que mostrava as seguintes premissas :
1- Deus tinha um propósito eterno ( ter uma família a sua imagem na terra )
2- Deus criou o universo
3- Deus criou o homem
4- O homem pecou ( queda)

Tudo gerava em torno disso e, como alguém com nada de conhecimento cientifico, eu acreditava nisso piamente, porque, além de sentido lógico, a descrição na própria natureza sempre me apontou para um criador. Isso é ainda muito claro para mim.
Quando entrei para a faculdade de geografia com essas convicções, tive acesso a algum material sobre evolução tanto em aulas como em sites da internet , que naquele ano estava começando a ficar mais acessível ao grande público (2000). Entrei em um site ateísta e dei de cara com argumentos e certezas totalmente contrárias às minhas, e confesso que balancei, pois tudo aquilo tinha alguma lógica, e minhas certezas estavam sendo colocadas à prova. Como inquieto que sou, fui na mesma hora buscar livros e sites contrários à teoria da evolução e encontrei 2 sites de cunho apologético criacionista da terra recente. Li seus textos , e ali tive algum consolo porem algumas questões ficavam. Tanto do lado evolucionista quando do criacionismo, e agora?
Venho desde então, estudando, lendo muito, e me abrindo , não no sentido de negar premissas básicas da minha fé, isso é um fato para mim , e tudo partirá a partir daí, mas estou mais aberto a uma leitura sem preconceito de nada.
Com minhas leituras conheci amigos cristãos e cientistas famosos que são adeptos dessa linhagem , como: Francis Collins , e Alister Mcgrath, todos renomados cristãos sérios, e ótimos acadêmicos. Mas também conheci ótimos cientistas criacionistas Como : Marcos Eberlin , Prof. Dr. John Lennox , Ruy Carlos de Camargo Vieira, assim como o famoso Adauto Lourenço. Se minha intenção fosse só defender Deus eu já teria adotado a visão evolucionista e pronto , mas a verdade é que eu ainda não tenho todas as respostas que preciso. O Criacionismo também me deixa com cabelos em pé, porque não propõem nada de significativo para a ciência no sentido de produção, falam que existem boicotes quanto a artigos por eles produzidos, e em parte isso é verdade sim. Mas os criacionistas tem questões interessantes a serem respeitadas e respondidas , algumas delas NÃO FORAM AINDA RESPONDIDAS SATISFATORIAMENTE, e a turma de DARWIN também tem lá suas questões sobre o criacionismo em aberto, que são muito sinceras e cientificamente corretas.
Quero agora definir o que sou: Creio que DEUS criou o mundo. Creio também que o povo do período do Genesis não era um povo com conhecimento da ciência moderna e por isso Gênesis pode sim não ser um relato exato do que foi a criação de DEUS, mas apenas uma resposta para a época: DEUS CRIOU. Por isso sou criacionista. Mas o “como” como Deus criou, para mim ainda está em aberto. Se for do jeitinho criacionista da terra nova ou velha , ou do jeitinho Evolucionista-teista não vejo problemas e confesso que isso me deixa até mesmo mais a vontade para não ser radical com nada, e apenas esperar as respostas certas ao longo do tempo. Por que Deus não poderia ter conduzido um processo de evolução até que o homem fosse formado e decidido pecar? Não creio que devemos ter uma mente fechada nesse sentido, pois percebo que nós como amantes da verdade não temos que temer a verdade, e sim amá-la
Minhas questões precisam de respostas, mas a bíblia não me soa contrària á ciência, mas sim a forma de interpretá-la. Um relato do “como” DEUS teria criado tudo não caberia nas escrituras, por isso me limito a parar onde minha fé e as evidências me levam: Deus criou.
Nesse momento venho lendo textos criacionistas e evo-teístas sinceros e procurado achar as respostas que se encaixam em a uma cosmovisão bíblica cristã.
Por Eduardo Vaz

Nenhum comentário: