quinta-feira, 23 de outubro de 2008

dica de livro


Livro : Fé e descreça – Ruth Tucker
Editora – Mundo Cristão 236 pg

Esse é um assunto temido no seio da igreja, afinal, como falar de descrença onde só se fala em fé e acreditar?
Compartilho com a autora , de que , na maioria das vezes gente séria e cristãos de verdade sofrem pelo simples fato de não ter uma fé que crer em tudo. Para muitos acreditar é tão natural, e para outros não .
Ela diz : Á medida que o conhecimento avança e os fenômenos naturais tornam-se conhecidos, Deus deixou de fazer parte da resposta. E se nem mesmo a milenar questão do mal consegue ser resolvida, a razão confronta: Existe Deus?
Com bagagem própria, e sem medo , Ruth resolveu arriscar e mostrar que a dúvida e descrença acompanharam as vidas de famosos e bíblicos personagens, sem com isso soar-se anticristã . Que duvidar não é pecado, e que a dúvida pode de fato nos levar a uma fé madura, e a falta dela em algum momento pode destronar a fé.
Ela também abordou a descrença advinda do pouco conhecimento bíblico e filosófico , da falta de exemplo em casa , e dos líderes e pastores.
Esse livro é indicado aqueles que acham que a fé não tem desafios , e que em confrontos filosóficos com não crentes vamos encontrar pessoas que não crêem porque não querem crer . Como exemplo próprio, posso citar o momento que eu na faculdade de geografia , comecei ter acesso a textos ateístas que combatiam a fé cristã fenomenalmente. Fiquei atônito , mordido e sem respostas. Minha fé vacilou por instantes, mas no fundo eu ainda cria. Li bons livros apologéticos cristãos e pude conhecer um pouco mais desse debate sobre fé e descrença, com isso me entendi como cristão , e seguro da experiência que tive, pude dar satisfação convicta de minha fé , mesmo que ainda tivesse engatinhando nela de verdade. Ainda não sei tudo, mas o pouco que sei, tenho certeza que advém de convicções e não do disse me disse de outros sobre a fé.
Enfim, o livro da Ruth é um desafio a realidade cristã de entender o papel da dúvida na caminhada.

Eduardo vaz

Nenhum comentário: