quinta-feira, 23 de julho de 2015

livro-Walk On A jornada espiritual do U2




A algum tempo venho tendo interesse na espiritualidade da banda U2. Em 2014 acompanhei a banda Dynasty em sua Tour que passou pela capital Paranaense e lá encontrei  um amigo que é fã da banda. Em nosso bate papo ele indicou essa obra  do  Steve Stockman, ministro presbiteriano na Irlanda, e fiz questão de rapidamente me inteirar dessa obra. Sempre ouvi dizer que Bono era um Cristão, porem dentro dos meus preconceitos, julgava-o como mais um cristão cultural frio europeu.Com o tempo tive contato com outro fã maluco pela banda, o Pastor Sandro Baggio de São Paulo Capital. Em nossos assuntos sobre O U2 ele sempre falava de como o grupo era uma influencia em sua vida e ministério e isso aguçou ainda mais minha curiosidade. Não podemos falar deste livro sem primeiro falar quem são eles. U2 é uma banda de rock formada em Dublin, Irlanda no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocalista e guitarrista), The Edge (guitarrista, pianista e backing vocal); Adam Clayton (baixista); Larry Mullen Jr. (baterista e percussionista).
Bom, peguei  o livro para ler nas férias de 2015 e o que encontrei foi revelador,  pois além de confirmar o que os amigos já diziam, me fez ver experiências em comum com o que eles experimentaram e até algumas raízes em comum que tive numa comunidade que quando rastreada dará lá na Inglaterra com os irmãos livres! Me chamou atenção a luta deles com o dualismo da comunidade Shalom entranhada em sua espiritualidade, e que anos depois foi superada de forma sofrida mas madura, também como a leitura dos evangelhos e dos profetas marcou profundamente a espiritualidade de Bono, fazendo com que nunca se apartasse de uma mensagem que proclamasse libertação aos pobres e oprimidos. O livro é todo ele contado a partir do lançamento de cada álbum da banda, e tem um tom muito rico e com detalhes minuciosos para que o fã da banda mergulhe ainda mais na riqueza da arte dos Irlandeses.

Se a intenção era uma pequena e rica biografia da parte espiritual do U2, o autor conseguiu um feito simplesmente maravilhoso e único, pois pode explorar cada beco da história daquela que é sem sombra de duvidas A MAIOR BANDA DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS. Para mim essa obra foi um achado. Sua leitura me fez abrir os olhos para uma nova forma de comunicar o evangelho, além de se importar com aquilo que para Deus é um mandamento, Suprir órfãos, necessitatos, pobres e viúvas! A leitura não é densa, mas gera uma anciã por transparência na pratica de nossa fé, e um clamor profundo por justiça. 

Um comentário:

Renato Camargos disse...

Parou de escrever aqui! Que pena.