quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Resenha da Uaiktoberfest para o Blog Panorama Social...



Historicamente, a cerveja já era conhecida pelos antigos Sumérios, Egípcios, Mesopotâmicos e Ibéricos , remontando, pelo menos, a 6000 a.C. Por ser uma bebida fruto da fermentação de cereais, acredita-se que tenha sido umas das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo ser humano. Alguns arqueólogos encontraram na região suméria um HINO DE ADORAÇÃO á Ninkasi, a Deusa da Cerveja, o que nos faz crer que o gosto pela bebida já havia se desenvolvido bem no mundo antigo. 

Diferentemente do pensamento atual sobre uso de bebidas por religiosos, na idade média as melhores cervejas eram produzidas em mosteiros, aliás, os monges tinham vasto conhecimento e tempo para se dedicar ás varias áreas do saber, e a do preparo de cervejas é uma delas. Vários mosteiros fabricavam cerveja, empregando diversas ervas para aromatizá-la, como mírica, rosmarinho, louro, sálvia, gengibre e o lúpulo, este utilizado até hoje e introduzido no processo de fabricação da cerveja entre os anos 700 e 800. O uso de lúpulo para dar o gosto amargo da cerveja e para preservá-la é atribuído aos monges do Mosteiro de San Gallo, na Suíça. Dando um salto histórico, o consumo de cerveja é popular em todo o mundo, mas podemos dizer que existem basicamente quatro escolas de cervejas: a alemã, a inglesa, a belga e a americana. De origem Inglesa, Nova lima hoje é a capital da cerveja artesanal no Brasil. A cidade se encontra na rota dos maiores cervejeiros artesanais do Brasil. Não penso que esse legado cervejeiristico seja da escola Inglesa, até porque essa coisa de se fazer a própria cerveja, apesar de velho, é um pouco novo em nossas terras. Diz o Sr.Alfredo, responsável pela associação de cervejeiros da região que a ideia surgiu quando ele esteve em BARILOCHE/ARGENTINA, e lá pode ver que a maioria dos bares produziam suas próprias cervejas, cada uma com suas próprias características, vale dizer que a Argentina também teve forte influencia Inglesa. Como forma de dar uma cara inglesa, e retornar nostalgicamente ás suas fontes primarias de cultura e origem, a UAIKTOBERFEST é a soma de duas palavras, uma de origem inglesa, e que influencia até hoje o jeito mineiro de comunicar (UAI) e outra em referência ao evento maior da cerveja no Brasil, que acontece em Blumenal/SC, maior concentração de Alemães em terras brasileiras. 

Essa ideia de dar cara inglesa à cidade através de um evento maior de cerveja foi um achado do governo anterior da cidade, e que veio para ficar. Através da secretaria de Turismo e sua comissão da cerveja, e da associação dos cervejeiros da cidade, esse evento vem ganhando todo ano uma visibilidade que ultrapassa o escopo local, chegando a ser conhecida já como o maior evento de cerveja artesanal do Brasil, e trazendo turismo e visibilidades para a Cidade já a algum tempo. Esse ano terá três dias, e pela primeira vez o evento será realizado em um espaço da antiga mineradora de origem inglesa que da todo aspecto retro ao evento. Espera-se um retorno tanto financeiro como de visibilidade e aumento do turismo na cidade. Sabe-se inclusive que a secretaria de turismo está catalogando moradores que queiram hospedar turistas para esse evento, tamanha procura e limites de hotéis e pousadas na cidade. Como Nova Lima é de origem Inglesa, e a característica maior é o consumo para confraternizar, sair para beber com os amigos, então convido a todos para esse que é sem duvida um evento que veio para ser data certa no calendário da cidade, tendo chances de ganhar porte á cada ano e elevar a cidade a níveis altos nesse turismo cervejeiro. Sabe-se inclusive, que estão sendo licenciadas cervejarias em locais para visitação turística e já está sendo desenhado um roteiro da cerveja artesanal na cidade.

Para finalizar quero agradecer ao Blog “Panorama Social – NL” pelo espaço, e a secretaria de Turismo que a cada ano faz trabalhos ainda melhores para fazer de nossa cidade um polo turístico de alto nível. 

Por: Eduardo Vaz- 37 anos, Geografo com Pós Graduação em Sociologia, e Mestrando em Teologia- Funcionário Publico da Prefeitura como Fiscal Sanitário.

Nenhum comentário: