quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ensinando a Teoria da Evolução- Por Willian Lane Craig



Esse pequeno texto foi traduzido do site official do Craig respondendo a uma cristã que é professora e tem duvidas quando a ensinar a teoria da evolução nas aulas..Achei riquissimo!!!!



Ensinando a Teoria da Evolução
Sou uma professor de ensino médio de geologia e ciência ambiental. Tenho ficado muito desconfortável em ensinar o currículo que inclui as típicas “provas” da evolução. Estaria eu traindo a Cristo por cegamente repetir o que eles querem que eu diga? Eu poderia justificar minhas ações dizendo que eles devem “conhecer o inimigo”?

Qualquer ajuda será muito bem vinda!

Sucesso!

Sarah


Resposta do Dr. Craig:

Como estamos começando o segundo ano do site Reasonable Faith, eu acho que está é uma boa questão para ser abordada.

Sarah, eu acho que você tem uma oportunidade maravilhosa nas mãos! Ser um professor é uma tarefa sagrada. Repetir cegamente o que você não acha correto não é trair apenas a Cristo, mas também sua vocação como professora e também trair os pais e os estudantes que confiam em você.

Todos nós que ensinamos precisamos às vezes ensinar pontos de vista com os quais nós discordamos. Ao fazer isto nós temos a obrigação de apresentar estes pontos de vista de forma justa antes da crítica a eles. A teoria da evolução não é importante apenas cientificamente, mas ela é importante também na cultura, e nos dias de hoje é imperativo que nossos estudantes a entendam detalhadamente. Então você precisa ensinar a eles a teoria muito bem.
Mas isto não significa que você precisa apresentar falsidades como verdades. Ensine aos seus alunos que a teoria defende este e aquele ponto. Então discuta como a teoria se adéqua aos fatos. Apresente os prós e contras da teoria em termos naturalistas, então o aspecto religioso simplesmente não será tocado. Para dar um exemplo mais neutro, suponha que você esteja ensinando sobre cosmologia. Você discutiria um pouco sobre o quadro histórico anterior ao enunciado de Einstein da sua Teoria Geral da Relatividade. Então você mostraria a eles como Einstein aplicou sua teoria ao universo como um todo e quais predições ela acertou. Você falaria sobre as soluções que Friedman e Lemaitre apresentaram para as equações de Einstein para um universo em expansão. Você falaria sobre as descobertas empíricas que confirmaram esta teoria. Então você falaria sobre teorias alternativas, como a teoria do estado estacionário ou as teorias oscilatórias.

Por que você não pode fazer a mesma coisa ao ensinar a teoria biológica darwinista? Descreva os problemas e as perplexidades que Darwin encarou e qual teoria ele propôs para resolvê-las. Mostre como sua teoria originou precisou do apoio da genética de Mendel. Descreva como a teoria evolucionista se desenvolveu desde então. Então você poderá explorar os pontos fortes e os pontos fracos da abordagem neodarwinista. Você pode dizer que esta teoria é o paradigma que domina a biologia nos dias de hoje, e que ela é esmagadoramente aceita. Um bom exemplo desta abordagem é o livro editado por Stephen Meyer, Explore Evolution (Melbourne: Hillhouse, 2007).

Você não precisa citar Deus ou a criação ou mesmo a teoria do design inteligente. Apenas pese os méritos e os deméritos da teoria. Afinal de contas, rejeitar a teoria evolucionária neodarwinista não implica abraçar uma alternativa sobrenatural. Eu acho que nós podemos ficar razoavelmente confiantes que, dadas as inadequações explicativas dos mecanismos de mutação genética, até o fim deste século a teoria evolutiva atual terá se transformado em uma teoria evolutiva diferente, com mecanismo adicionais. Então todos dirão, como disseram antes, “Bem, todos nós sabíamos que os velhos mecanismo explanatoriamente deficientes, mas agora nós resolvemos este problema!”


Traduçào: Eliel Vieira

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