segunda-feira, 25 de abril de 2011

C.S. Lewis - O peso da Gloria


Vejo em C.S.lewis um daqueles poucos cristaos que conseguiram unir um intelectualismo engajado, com uma vida piedosa e pratica, alem de um discurso simples para os incredulos.Se por um lado ele é o escritor do ultra-dificil: Milagres, livro rico em conteudo metafisico e pesado de se entender, por outro lado ele tambem é o escritor de Cartas do Diabo a seu aprendiz, livro que qualquer leigo entenderá, mesmo sendo um ignorante em assuntos espirituais. O pesao da Gloria é uma coleçao de pregacoes e palestras ministradas em tempos de guerra, e seria bem rico se lessemos com isso em mente, para podermos entender melhor o contexto dessa mensagem.
A reedição de Peso de Glória, de C. S. Lewis, em português, deve alegrar a todos os dedicados leitores desse renomado professor das Universidades de Cambridge e Oxford. A originalidade de seu pensamento, o incomparável progresso de sua lógica e a criatividade de suas idéias são como um banquete posto para famintos. É difícil menosprezar esse gigante das letras, mesmo quando não temos a capacidade de captar todas as nuanças da ampla compreensão que ele tinha do cristianismo.
As palestras deste livro destinaram-se a princípio a alunos universitários e auditórios acadêmicos. Nem por isso a maneira de Lewis expressar-se era seca e enfadonha. Pelo contrário, é possível sentir a paixão de um coração voltado para Deus e preocupado com a transmissão das boas novas de salvação. Ele talentosamente comunica-se com homens que em parte rejeitaram o evangelho por causa da simplicidade de evangelistas faltos de profundidade.
Quem ler as obras de Lewis logo perguntará por que um professor de literatura parece ter mais capacidade de transmitir conceitos teológicos do que os próprios teólogos. A resposta deve ser que Lewis conheceu bem o coração humano. Lendo e lecionando Literatura, teve contato com pensadores e escritores que contribuíram para a profundeza de seu ser. Afinal de contas, Lewis tornou-se ateu ainda adolescente, mas se converteu após a leitura de escritores como George MacDonald, quando desafiado por perguntas sérias nas aulas de filosofia da Universidade de Oxford.CS. Lewis experimentou os dois lados da moeda: foi anticristão antes de tornar-se cristão.
Seremos mais do que bem recompensados se os leitores de Peso de Glória, em português, tiverem a mesma satisfação que tivemos ao ler estas palestras de Lewis.

É uma leitura incrivelmente boa ....vale apena investir

Nenhum comentário: