terça-feira, 29 de março de 2011

Feito de modo especial e admirável – Philip Yancey / Paul Brand




Ter montado esse blog tem sido uma tarefa bem desafiadora para mim desde seu início. Se, por um lado, eu exporia meu gosto por ler, ouvir e pensar, por outro, eu não imaginava que seria também uma maneira de Deus me fazer rever meus conceitos sobre escritores, e até mesmo, aprender a ver e separar em tudo que leio, ouço ou penso, as coisas boas de cada um.

Comprei o livro do Yancey com Brand por puro oportunismo uma vez que o mesmo estava em promoção na livraria onde sou cliente. Além disso, meu amigo Eliel Vieira já havia comentado que seria um livro que eu pessoalmente iria amar, o que, de antemão fiquei curioso... Pronto!!!!! Comprei, guardei e disse a mim mesmo: Um dia leio se sobrar tempo.

Querido leitor, você pode estar se perguntando: Mas porque Eduardo ficar tão pé atrás com essa obra? Por quê? Preciso confessar que meu pé atrás não é com essa obra, mas com o Philip Yancey. Confesso que Yancey consegue ser ao mesmo tempo uma mescla de autor refrigério, com autor sindicalista. Como refrigério, posso dizer que suas obras, até meados dos anos 90, estão recheadas de lampejos do reino, lampejos esses que, somados a outros, me fizeram entender mais o Evangelho de Jesus. Mas, dos anos 90 para cá, Yancey tem sido um escritor sindicalista ao apontar todos os erros da Igreja, mas apresentando pouca solução prática. Isso, para mim, soa cansativo e repetitivo. Não é a toa que ele é o autor preferido de uma casta de pseudo-cristãos, rebeldes e sem causa, como se esse antagonismo fosse possível.

Indo ás páginas iniciais para poder conferir a data do livro em inglês e qual a primeira publicação, e faço isso a cada obra que leio, fiquei muito surpreso, pois consta o ano de 1980. Aí concluí, É O ANTIGO YANCEY.

Indo ao livro e com a ignorância de quem conhece pouco o corpo humano, pude beber nas analogias riquíssimas feitas por Paul Brand, médico e co-autor dessa obra. O livro passa por cada órgão humano desde as células, ate órgãos vitais, fazendo comparações com o corpo de Cristo. Quando eu já estava quase no meio, me perguntei: Mas isso aqui não parece Philip Yancey. Penso que essa obra apenas deva ter sido organizada por ele, uma vez que, como jornalista e escritor, é incalculável seu talento.

Se valendo de uma escrita simples e para leigos no assunto, Paul Brand dá um show no detalhamento biológico do corpo humano, fazendo a perfeita comparação com o corpo espiritual de Cristo, “A IGREJA”, e deixando claro que cada função em nosso corpo, desde a minúscula célula até o órgão mais complexo, tem funções incrivelmente mais importantes do que aparentam. Só essa comparação já nos faz pensar nas conseqüências de não darmos a devida atenção ao membro julgado menos importante no Corpo de Cristo.

Quero deixar claro que sou um fã do Yancey, mas infelizmente suas últimas obras não deixaram em mim uma boa impressão, causando assim um pouco de preguiça de lê-lo. Não quero dizer com isso, que ele, como cristão, seja alguém relaxado na fé que tem. Muito pelo contrario, seus bons comentários me fazem vê-lo como um referencial no mundo literário cristão.

Espero ter a oportunidade de, num futuro próximo, poder comentar uma nova obra dele, porém da maneira antiga que ele escrevia. Com ar mais profético e mais amigável com os de dentro e, também, evangelístico e salvador com os de fora.

Por Eduardo Vaz
Revisado por Renato Camargos

Nenhum comentário: