segunda-feira, 7 de março de 2011

Alister Mcgrath - Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica




Aqui está um compendio teológico indicadissimo para quem como eu, gosta de averiguar o contexto histórico da Igreja e seus desdobramentos.
A missão deste livro é apresentar os temas básicos da teologia cristã. Ele parte do pressuposto que o leitor não têm conhecimento profundo sobre teologia em geral, assim, pode ser considerado uma excelente introdução à "tentativa de compreensão dos recursos básicos da fé, feita à luz daquilo que cada época considera como os melhores métodos". E apesar de ser uma introdução, o livro cobre os dois mil anos de debate teológico cristão.

Inclui ainda matérias filosóficas, históricas e sistemáticas da teologia, além de fornecer uma rica informação a respeito das mais variadas escolas de pensamento para cada tema abordado: um livro ímpar, indispensável e extremamente atual.
Afirmo que esse livro deveria ser lido por qualquer historiador de plantão, assim como por qualquer pessoa interessada na historia do Cristianismo sem preconceitos formatados nas universidades de viés Marxistas.
Alister Mcgrath consegue o que poucos conseguiram ao relatar a historia de todas as controvérsias dentro da Igreja Crista. Mesmo sendo um Cristão do evangelicalismo Europeu, o autor consegue ser imparcial e ao mesmo tempo real no decorrer do livro. Em seus escritos e palestrar públicas, ele promove a "teologia científica" e se opõe fortemente a corrente anti religiosa. McGrath até recentemente era professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford, mas agora tem assumido a cadeira de Teologia, Religião e Cultura, na King's College de Londres desde setembro de 2008. Até 2005, era diretor de Wycliffe Hall.
Graças a sua pesquisa sobre a história e teologia sistemática, Alister foi premiado em 2001 com um Doutorado em Teologia em Oxford. Nesse período, ele foi o fundador da International Society for Science and Religion (Sociedade Internacional para a Ciência e a Religião). Em 01 setembro de 2008, McGrath assumiu a cadeira de teologia, no Departamento de Educação e Estudos Profissionais do King's College, em Londres.
McGrath é um dos teólogos mais lidos do planeta. Sua obra faz referência tanto ao início do Cristianismo, com os Pais da Igreja, quanto aos evangélicos contemporâneos, como Thomas Torrance e J. I. Packer. Suas áreas de estudo incluem a história da igreja cristã, doutrinas, o diálogo entre ciência e fé, e a espiritualidade evangélica.
Otima dica de livro para quem gosta da historia da Igreja e nao tem tanto conhecimento, pois vale ressaltar que apesar de ser uma obra grande, cerca de 700 paginas, nao é um livro muito pesado teologicamente, e sim, um obra para iniciantes.

Livros do autor no Brasil:
• Religião de poder. São Paulo: Cultura Cristã, 1998;
• O Deus desconhecido. São Paulo: Loyola, 2001;
• A Vida de João Calvino. São Paulo: Cultura Cristã, 2004;
• Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica: uma introdução à teologia cristã. São Paulo: Shedd Publicações, 2005;
• Fundamento do Diálogo entre Ciência e Religião. São Paulo: Loyola, 2005;
• Um Vislumbre da Face De Deus. São Paulo: Loyola, 2006;
• Paixão pela Verdade: a coerência intelectual do evangelicalismo. São Paulo: Shedd Publicações, 2007;
• Origens Intelectuais da Reforma. São Paulo: Cultura Cristã, 2007;
• Teologia Histórica. São Paulo: Cultura Cristã, 2007;
• O Delírio De Dawkins. São Paulo: Mundo Cristão, 2007;
• O Deus de Dawkins: Genes, memes e o significado da vida. São Paulo: Shedd Publicações, 2008;
• Teologia para Amadores. São Paulo: Mundo Cristão, 2008;
• Uma Introduçao A Espiritualidade Crista. São Paulo: Editora Vida, 2008;
• Apologética Cristã no Século XXI. São Paulo: Editora Vida, 2008;
• Teologia - Os Fundamentos. São Paulo: Loyola, 2009;


Nota:10
Eduardo vaz

Nenhum comentário: