segunda-feira, 21 de junho de 2010

Nem Pobreza nem riqueza – Craig L.Blomberg


Muito louvável a iniciativa da Editora Esperança em ter lançado no Brasil esse livro do especialista em Novo Testamento “Craig Blomberg”. Confesso que o adquiri com o intuito, dentre outras coisas, de entender melhor o conceito do “ter e não ter riquezas” no decorrer de toda bíblia, e confesso ter saído satisfeito e bem animado com o conteúdo desafiador desse livro.
Percebo uma grande confusão dos crentes com respeito a esse tema, uma vez que vivemos em uma sociedade cada vez mais marcada pelo desejo de consumir e acumular bens materiais. Somos todos os dias levados a alavancar o nosso próprio capitalismo sem reflexão e por isso tenho como necessário a leitura de obras como essa, que nos chame a reflexão do tema perpassando pelo prisma da teologia bíblica.
Nessa obra de caráter mais sociológica, Blomberg faz uma divisão interessante, buscando desde o velho Testamento e passando pelo Novo, mostrar como era a realidade do TER ou NÃO TER posses. Como ele muito bem descreveu:

“A bíblia hebraica não sustenta automaticamente uma análise econômica ou libertadora da pobreza. Tampouco o acumulo de riquezas ou a falta dele são consideradas um bem, ou mal, necessário. A diligencia promovida pelo capitalismo encontra paralelos, mas os pobres não são, de forma alguma, vistos generalizadamente como preguiçosos .”

À medida que se vai lendo, fica claro a intenção bíblica de não militar lado algum, sobrando apenas o desejo único de que o rico reparta e o pobre não espere passivamente.
Uma obra que explora ao máximo o potencial bíblico sobre o tema, e que nos desafia a sermos verdadeiros mordomos do que Deus nos dá. Simplesmente desafiante, mesmo sendo uma obra pesada e técnica. Esse livro tem um conteúdo tão desafiante que no último capitulo o autor abre o jogo sobre o estilo de vida que leva, e confessa ainda não estar à altura do que pretende sabendo o que sabe sobre o assunto.


Por Eduardo Vaz

Nenhum comentário: