quinta-feira, 14 de maio de 2009

Desabafo de um incrédulo que crê.


Penso que cada um de nós humanos, sofre, ou pelo menos lida com algum conflito na vida, seja ele familiar, físico, intelectual, material, político ou religioso. Lembro-me das palavras de Jesus Cristo em Marcos 9:24 quando perguntou a um homem se ele podia crer numa cura, e a resposta desse homem foi: Eu creio Senhor, ajuda na minha incredulidade. Muitas vezes me sinto assim, quero crer , mas não consigo. Dentro de mim a coisa soa dolorosamente forte , tento me aquietar , parar , pensar em outras coisas, mas as questões estão lá. Muitos irmãos na fé me dizem: Mas Eduardo, seja mais simples, não precisa se desgastar pensando, filosofando e etc... Ao que eu na mesma hora já começo a pensar: Mas esse é um espinho que EU tenho em minha carne, sendo que vc tem espinhos em áreas que eu nunca tenho. Os meus são as questões da fé, mas os de muitos outros são questões familiares que os torturam, e que no meu caso tiro de letra.
Não ignoro que Deus tenha me feito assim, pensantes, contestador ( não insubmisso ), e inquieto com questões menos queridas pela maioria. Eu louvo a Deus por isso, e até penso que devo segui-lo com ou sem respostas ás minhas questões. Mas o que me tortura e me deixa triste, é a indiferença de alguns na Igreja aos que como eu sofrem com crises na fé, e na mente. Confesso que clamo diariamente como aquele pai: Senhor , eu creio, ajuda na minha incredulidade.. Minha alma grita desesperada e só encontro alento e consolo no Espírito Santo, e nos que como eu sofrem com isso. Como é bom poder ser consolado e animado por irmãos que sabem o que sofro. Talvez Jesus em sua natureza humana tenha passado por isso e hoje nos entende e consola. ELE DE FATO NOS ENTENDE EM TUDO.
Minha dor é a mesma de muitos, tanto na fé como fora dela, e não me engano ao pensar que um Dawkins – ateu , não tenha dúvidas sobre sua fé. Sim!!!!!!! O ateísmo precisa de fé.
Não me engano com as auto afirmações dos intelectuais seculares, ou ao menos com as palavras de um cristão fervoroso, TODOS SOFREM e tem lá suas questões em aberto. Confesso que encontro em JESUS um referencial pleno, tanto de humanidade , quanto de sabedoria eterna,e é ele quem me diz aqui dentro : prossiga, persevere. Não me sinto preso as amarras de uma ideologia falsa e secular como alguns que soberbamente dizem: não há Deus... Com todo respeito aos ateus, pois muitos como eu, são sinceros em sua estrutura de pensamento.Mas deve ser péssimo e doloroso estar apegado a algo que nem consolo pessoal se tem, e é nessa hora que eu louvo ao meu Deus por ser tão presente na minha vida e testemunhar pelo Espírito Santo que sou Filho de Deus, isso é muito bom. Nessa hora de experiência única e inegável, sabemos que Deus existe, que ele é de fato quem diz ser, e que nos ama e é nosso pai amado.
“Deus, te louvo por ter me feito como Sou, e quero te honrar com minha fé e perseverança naquele que foi totalmente diferente de todos, para que pudesse nos dar o caminho de volta a ti. A ele toda gloria, poder, honra, e louvor para sempre, sempre , sempre.”

Eduardo vaz

quarta-feira, 6 de maio de 2009

veracidade da fé cristã - Dr.Willian Lane Craig



Não ví ninguém na apologética cristã tão sensato , criativo , bíblico e simples como Willian Lane Craig. Nesse livro ( veracidade da fé cristã ), o autor de forma sistemática e simples, mostra o valor da defesa da fé, suas implicações na pratica , e sua conseqüências no ministério comum de cada santo.
Essa obra ao meu ver é indicadíssima aos que como eu sofrem com questões e por menores para proclamar á universitários e pensadores. Willian Lane Craig praticamente dá uma aula no contexto da apologética desde áureos tempos até tempos mais recentes , abordando de forma clara, simples e acadêmica o valor das respostas dadas á incrédulos que de fato estão buscando a verdade da fé em Cristo.
Confesso ter sentido nessa obra um conforto intelectual e certeza que se trata de argumentos sinceros de alguém que como bem disse um irmão anglicano “NASCEU PARA ISSO ...
Sem dúvida uma obra das melhores na área de filosofia/apologética cristã .