terça-feira, 17 de março de 2009

Um ateu pode ser feliz de fato?


Quase a única solução que um ateu pode oferecer é que enfrentemos o absurdo da vida e vivamos com coragem. Bertrand Russel , por exemplo , escreveu que temos que construir nossa vida sobre o firme fundamento do desespero incessante . Somente reconhecendo que o mundo é realmente um lugar terrível é que podemos lidar bem com essa vida . Camus disse que deveríamos reconhecer honestamente o absurdo da vida e depois viver com amor uns pelos outros.
Só que o problema fundamental com isso tudo, porem , é que é impossível viver de modo coerente e feliz com uma cosmovisao assim. Quem vive de modo coerente , não será feliz ; quem vive de modo feliz , apenas o é porque não é coerente . Francis Schaeefer, grande filosofo explicou isso de modo satisfatório e sincero . Ele dizia que o homem moderno mora em um universo de 2 andares . no andar de baixo está o mundo finito SEM DEUS ; ali a vida é um absurdo . no andar de cima estão sentindo , valor e propósito . Muito bem, o homem moderno mora no andar de baixo porque acredita que Deus não existe . Só que não pode viver feliz num mundo absurdo ; por isso, constantemente dá saltos de fé para o andar superior para afirmar sentido , valor e propósito, apesar de não ter direito a isso por não crer em Deus . o homem moderno é totalmente incoerente quando dá o seu salto , pq esses valores não existem sem Deus , e o ser humano no andar de baixo não tem Deus.
O ser humano como dizia Nietzsche ainda não compreendeu realmente as conseqüências do que fizera ao matar Deus. Mas Nietzsche predisse que um dia as pessoas entenderiam as implicações do seu ateísmo ,e essa percepção daria inicio , digo inicio , a uma era de niilismo .
Para finalizar , parafraseio o filosofo ateu Kai Nielsen : não somos capazes de mostrar que a razão requer o ponto de vista moral, ou que todas as pessoas realmente racionais , não predispostas por mitos ou ideologias , precisam ser indivíduos egoístas ou amoralistas clássicos . Não é a razão que decide aqui . O quadro que pintei para você não é bonito. A reflexão sobre ele me deprime ..... A pura razão pratica , mesmo com um bom conhecimento dos fatos , não á levara a moralidade.
Se a vida termina no tumulo , não faz diferença se nossa vida foi como a de Stalin ou de Madre Tereza . Se nosso destino , no final das contas , não tem relação com nossa conduta , cada um pode viver como quiser. NÃO HÁ ABSOLUTOS e todas as coisas são permitidas, sendo assim esta corretíssimo um escritor como Ayn Rand em louvar as virtudes do egoísmo . Viva totalmente para si , vc não deve satisfação a ninguém . Se matamos DEUS entao não há mais valores absolutos ,e ai os valores morais são simples expressões do gosto pessoal ou subprodutos da evolução e do condcionamento sócio-biologico. Também parafraseando um filosofo humanista : “os princípios morais que regem nossa conduta estão arraigados em hábitos e costumes , sentimentos e modas”. Num mundo sem Deus , quem dirá quais valores estão certos e quais errados?Quem julgará os valores de um Hitler e de um Apostolo Paulo?
Um Universo sem Deus bem e mal não existem - existe apenas o fato nu e sem valor da existência , e não há ninguém para dizer que vc está certo e eu errado...
A vida de um Ateu esta condiconado a isso...falta de sentido...
readaptado por Eduardo vaz